E-mailE-mail: bernadetepupo@hotmail.com SkypeSkype: bernadete.pupo1 MSNMSN: bernadetepupo@hotmail.com OrkutOrkut LinkedinLinkedin FacebookFacebook RSSRSS

"A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo."

Peter Drucker

Dicas

Como elaborar o Portfólio Profissional – Parte II

Home >> Dicas >> Portfólio Profissional >> Como elaborar o Portfólio Profissional – Parte II

*Maria Bernadete Pupo

Esse competitivo mundo do trabalho requer criatividade e inovação e desta forma, torna-se necessário que os profissionais utilizem técnicas que os façam destacar-se para os selecionadores.

Queiramos ou não, o popular currículo se tornou um tanto desgastado, porque ora nos informam que deve ter no máximo uma página, ora deve conter 2 páginas e dessa forma, tanto as nossas habilidades como as nossas competências são resumidas e muitas vezes insuficientes para o selecionador descobrir diferenciais entre um candidato e outro.

E é exatamente dessa necessidade que surge o  “portfólio profissional”, que hoje, já está sendo utilizado por profissionais não só da área de comunicação e publicidade, mas sim de todas as áreas, como ferramenta para se apresentarem ao mercado de trabalho e aí se diferenciarem em relação aos demais candidatos.

Dia desses li uma matéria que falava sobre seleção de executivos nos Estados Unidos e eles destacavam a importância de se elaborar o portfólio profissional, uma vez que este reflete a construção das experiências individuais, das conquistas e conseqüentemente da carreira.

Vale lembrar que o portfólio profissional é resultado da aprendizagem que cada um de nós construiu. Além de ser instrumento importante para o mercado de trabalho, ele serve de estímulo para nos valorizarmos. Isso porque quando estamos trabalhando, quase que não damos importância para as atividades que desempenhamos e dessa forma, quando nos deparamos à disposição para o mercado de trabalho, esquecemo-nos ou não damos valor às tarefas que realizamos. É por isso que não devemos achar que o currículo ou o portfólio é único e acabado. A sua construção é constante e de acordo com a evolução de cada um.

Algumas pessoas têm me perguntado se o “portfólio profissional”, é bem aceito pelos profissionais de seleção. Sinceramente esse é um processo de construção que na medida em que esse instrumento começar a trazer resultados mais favoráveis que os populares CV´s, sem dúvida que os profissionais de seleção passarão a adotá-los com mais propriedade, uma vez que ele revela visão mais ampla do desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional de cada um.

Com exigências cada vez maiores, as organizações, além do conhecimento profissional e acadêmico dos candidatos, interessam-se também pela vida pessoal deles, já que suas características de personalidade exercem influência, tanto no desempenho profissional, quanto no relacionamento interpessoal.

Basicamente o portfólio será composto de 3 grandes partes – a pessoal, acadêmica e profissional

Para iniciar o seu portfólio tenha em mãos;

* relação de empresas e de cargos pretendidos;
* atividades desenvolvidas em cada uma;
* realizações significativas (o que você conseguiu para a(s) empresa(s), de preferência com dados numéricos, concretos e datas de entrada e de saída das empresas;
* nome da instituição e data de conclusão de cursos, lembrando que só se devem mencionar aqueles que concederam certificados.

Após os dados pessoais, fale do seu perfil pessoal, de suas habilidades e porque se julga apta a assumir a função. Depois faça um resumo do seu perfil profissional que relate algum projeto de que tenha participado e, se possível, o resultado obtido. É muito bem vista a participação em trabalhos voluntários de organizações não-governamentais – ONGs – e de instituições de assistência social, pois há crescente preocupação por parte das empresas com o envolvimento dos candidatos em programas e em projetos sociais.

Após, dê seqüência, relacionando as empresas por onde passou, não se esquecendo de mencionar o cargo e as datas de entrada e de saída; em seguida, faça breve resumo das atividades que desenvolveu, lembrando que os dados devem ser disponibilizados, desde o mais recente até o menos recente.
Nas últimas considerações, é bom fazer menção das avaliações finais, quanto ao preparo do portfólio, expondo o que ele acrescentou e a importância dele para sua vida pessoal e profissional. O portfólio é documento que revela se você é dinâmico e mutável, portanto, não deve jamais ser considerado concluído.

 

PORTFÓLIO PROFISSIONAL

Eloisa Mattos
Rua Aloisio França, 54 – Cidade Jardim – CEP 06500-000
11 3762-6554 – res – 11 3763-6555 – recados com Lourdes – 9906-0655
e-mail – lumattos@hotmail.com
brasileira 

solteira

36 anos

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

Perfil  Pessoal
Sou uma pessoa alegre, comunicativa e bastante dedicada em tudo que me proponho a fazer. Desde pequena, basicamente sabia o que queria fazer, pois sempre interagi muito com as outras crianças e, além disso, gostava muito de brincar de professora. Mesmo sem saber, já praticava a liderança e exercitava o equilíbrio emocional, pois era muito comum me deparar apaziguando os conflitos durante as brincadeiras.
Entendo que gostar de gente é um atributo que nasce conosco e com o passar do tempo fui aprimorando as práticas de gestão e é por esse motivo que me considero apta a desenvolver atividades que envolvem pessoas. É com esse lema que me proponho a cumprir aquilo que chamo de missão.

Perfil acadêmico
Na escola sempre fui muito assídua, talvez pelo fato de ter que arcar com o custeio dos meus estudos. Tive ascensão acadêmica por considerar que o estudo e a empregabilidade caminham juntos. Cursei colegial normal e depois prestei vestibular para Administração com ênfase em Recursos Humanos na Universidade Anhembi Morumbi, como forma de ir ao encontro da minha opção profissional. Em decorrência disso tive a oportunidade de iniciar minha carreira na área de Recursos Humanos, permanecendo até os dias atuais. Em seguida fiz um curso de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas na FGV e de lá para cá tenho participado de eventos, congressos, seminários e cursos ligados a área e fora dela. Além de manter atualizados os meus conhecimentos, aproveito para estreitar relacionamento com profissionais da área de Recursos Humanos, o que sem dúvida facilita a administração do dia-a-dia na troca de experiências.

Perfil Profissional
10 anos de atuação como Gestora de RH, com ascensão na carreira em empresas de grande porte dos ramos de educação, transportes, logística e metalúrgica, desenvolvendo atividades em todos os sub-sistemas de RH como: administração de pessoal, cargos e salários, treinamento, recrutamento e seleção, segurança e medicina do trabalho, comunicação, qualidade, relações trabalhistas e industriais. Hábil em negociações com sindicatos, entidades e órgãos públicos.
Vivência em projetos corporativos de grande impacto na Organização e no Mercado Mundial para estratégias, expansão, reestruturação voltada ao crescimento, redução de custos, abertura e fechamento de unidades de negócios, obtida em empresas de grande porte. Responsável pelo planejamento, implantação e controle dos programas de treinamento e desenvolvimento; elaboração e implantação de políticas de contratação e remuneração; administração de planos de benefícios, segurança do trabalho e patrimonial, saúde e higiene do trabalho e transição de carreira. Foco em resultados, através de desenvolvimento em competências com ‘cases’ de sucesso, através de um RH estratégico e agregador, trabalhando valores como qualidade de vida profissional e pessoal. Atuação com sistemas de motivação e recompensa e coerção para alta performance. Esse sistema que premia por metas e resultados permitiu diminuir o índice de rotatividade em 35%, criando com isto uma equipe mais motivada e produtiva, Trabalho em equipe e flexibilidade para lidar com situações de conflitos completam o meu perfil profissional.

Experiência Profissional

Empresa: MELLO DO BRASIL LTDA
Segmento: Transporte
Porte: Grande – acima de 700 funcionários
Origem: Multinacional
Cargo: Gerente de Recursos Humanos
Nível do Cargo: Supervisão/Coordenação
Data de Entrada: 22/03/2004
Data de Saída: 01/04/2008

Missão – Planejamento, implantação e controle dos programas de treinamento e desenvolvimento; elaboração e implantação de políticas de contratação e remuneração; Participação nas definições e decisões quanto as atividades de Recursos Humanos voltados ao crescimento da organização. Atingi o objetivo pelo qual fui contratada, implantando programa de treinamento e avaliação de performance para 100% dos funcionários. A política de contratação,  remuneração e carreira foi desenvolvida e implantada, surtindo efeitos positivos no que se refere a atração e retenção de talentos.

 

Empresa: TRANSPORTES CORRÊA LTDA
Segmento: Logística
Porte: Grande – acima de 700 funcionários
Origem: Nacional
Cargo: Gerente de Administração e Recursos Humanos
Data de Entrada: 07/03/2000
Data de Saída: 04/01/2004

Missão: Desenvolver e Implantar políticas de RH em linha com as diretrizes matriciais e as estratégias locais, as quais representaram melhor resultado na adesão, retenção e no desenvolvimento organizacional. Coordenar a implantação de ERP, na área de Recursos Humanos, bem como a Coordenação dos processos e subsistemas de Recursos Humanos. A implantação do sistema ocorreu simultaneamente em todas as filiais, resultado da parametrização do sistema por mim realizada, a qual envolveu todas as etapas dos processos e relatórios necessários, levando em consideração as restrições da legislação trabalhista e a própria realidade da organização.

Segue com as demais empresas, lembrando que você deve mencionar as empresas as quais estão atreladas ao seu objetivo.

Formação Acadêmica

Bacharel em Administração de Empresas
Universidade Anhembi Morumbi – conclusão em 1995 Término: 2007

Especialização

Curso: Gestão Estratégica de Pessoas
Instituição: Fundação Getúlio Vargas
Ano de Início: 2005
Ano de

Idiomas

Inglês intermediário – leitura – conversação e escrita
Espanhol básico

Informática

Usuária do ambiente Windows – Word, Excel e Power point. Hábil em banco de dados Access. Usuária do sistema integrado ERP – SAP – módulo de Recursos Humanos. Usuária do sistema ERP RM Labore.

Cursos

Relacionar os cursos, seminários e eventos por ordem de data da maior para a menor.

Trabalho Voluntário

Trabalho desenvolvido para a Instituição Jardim das Vertentes, entidade que abriga menores carentes, ministrando aulas de informática para adolescentes – período de 2006 a 2008.

Considerações finais

A Elaboração deste portfólio foi importante para mim, principalmente porque tive a oportunidade de desenvolver reflexão crítica em  relação ao meu perfil pessoal e de minhas experiências profissionais, bem como dos resultados obtidos.

O meu desejo é de que a cada dia que eu pare para atualizá-lo, eu possa acrescentar mais conhecimentos de forma a contribuir tanto para a minha carreira profissional como para a organização onde eu trabalhe.

Print FriendlyImprimir

 


2 Comentários para “Como elaborar o Portfólio Profissional – Parte II”

  1. Jobe Cabral says:

    Sou profissional que iniciei minha carreira ao 14 anos, já com o bjetivo de gerir recursos para financiar a continuidade de meus estudos. Nesta direção, aprendi idioma por 5 anos (inglês), me formei em administração pela Universidade Sant’Anna, e uma especialização em Marketing pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

    Atuei na SERASA, Ford Motor Company, e de 2007 para cá tenho trabalhado como autônomo e prestador de serviços de consultoria no setor automotivo para montadoras e concessionários.

    Contudo, estou buscando uma recolocação no mercado de trabalho.
    E na minha percepção falta algo para a ferramenta “curriculo”, tais como: 1) falar mais sobre o profissional, ou seja, que segue ao encontro do portifólio profissional; e 2) o visual, no caso do curriculo é frio, não usa nenhum dos recursos visuais na qual nos são apresentados no dia-a-dia.

    No artigo da administradora Maria Bernade Pupo, sobre o tema e no sentido de minhas conclusões até o momento, na qual estão em ascensão contínua. Isso me dispertou para buscar manter um contato junto a ela.

    Sendo assim peço-lhe a gentileza de fornecer contato (telefone, email) da Maria Bernadete Pupo para obter maiores detalhes sobre este assunto.

    Att. Jobe Cabral

Comente


Share
Gestão de Recursos Humanos - 2021 - © Todos os direitos reservados. Produzido por
Highslide for Wordpress Plugin